MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILZA CARLA


Wilza Carla Pereira da Silva nasceu na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1935.

Ela foi atriz, vedete, modelo e humorista. Sua carreira começou como vedete de teatro, no tempo dos teatros de revista, em 1956.  A partir de 1960, foi uma presença constante e campeã nos concursos de fantasias de Carnaval no Rio de Janeiro.

Estreou no Cinema em 1957, em “Tem Boi na Linha”, e depois vieram “Minha Sogra é da Polícia”; “As Aventuras de Chico Valente”; “Macunaíma”; “O Rei da Pilantragem” e “O Impossível Acontece”. A partir do final dos anos 1960, ela engordou bastante e passou a ser presença constante nas pornochanchadas nacionais como a “gordinha sensual”.

Atuou ainda em “Os Herdeiros”; “Os Monstros de Babaloo”; “Ipanema Toda Nua”; “Ainda Agarro Esta Vizinha”; “Guerra Conjugal”; “As Cangaceiras Eróticas”; “Seu Florindo e Suas Duas Mulheres”; “Um Soutien para o Papai”; “As Massagistas Profissionais” e “O Rei da Boca”.

Na Televisão ela foi jurada de vários programas de auditório e fez também novelas, estreando em um pequeno papel em “Assim na Terra Como no Céu” em 1970, na TV Globo. Em seguida atuou em “Jerônimo, o Herói do Sertão”, em 1972, na TV Tupi e em “Saramandaia”, em que fez Dona Redonda, na Rede Globo, em 1976. Também fez uma participação especial na novela “Cambalacho” em 1986; na novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão“, em 1990, na extinta Rede Manchete de Televisão, e na minissérie “O Portador” na TV Globo.

Wilza Carla era diabética, e, no final da vida, sofria de Mal de Alzheimer. A atriz faleceu em São Paulo, em 18 de junho de 2011, mas seu corpo foi transladado para o Rio de Janeiro e foi enterrada no Cemitério de Caju, aos 74 anos de idade.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação