MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Fernanda Montenegro, a grande dama da nossa dramaturgia



Considerada a mais premiada atriz brasileira em atividade, Fernanda Montenegro, aos 89 anos de idade , está comemorando 69 anos de profissão, que ela começou como locutora na Rádio MEC, no Rio de Janeiro.

Ali, no “Teatro da Mocidade”, ela estreou com o espetáculo “Nuestra Natascha”, e posteriormente foi para o Teatro Ginástico. Depois de ser locutora e rádio atriz, Fernanda estreiou profissionalmente na peça “Alegres Canções nas Montanhas” ao lado de Fernando Torres, em 1950.

O casal se uniu em 1953 e da união que durou até a morte do ator, em 2008, vieram dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres.

A estreia na televisão aconteceu na TV Tupi do Rio, em 1951, nos teleteatros da emissora e o primeiro prêmio de melhor atriz veio em 1952 com o espetáculo “Está lá fora um inspetor”, como atriz revelação. 

Esteve no “Grande Teatro Tupi” e depois passou pela TV Excelsior, TV Cultura, TV Rio e TV Globo, onde permanece como contratada desde 1981 quando fez a novela “Brilhante”. Fernanda é considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, tendo recebido diversos prêmios ao longo da carreira e também foi a primeira atriz latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho no filme “Central do Brasil” em 1998.

Fernanda Montenegro também foi a primeira brasileira a ganhar o Prêmio Emmy Internacional na  categoria de melhor atriz pela sua atuação no seriado “Doce de Mãe”, em 2013. Ela também  ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1998 pela interpretação de Dora no filme “Central do Brasil”. 

Nossa homenagem à grande estrela e diva Fernanda Montenegro.

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação