MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Francisco Cuoco, o eterno galã das novelas globais



Nossa homenagem ao ator Francisco Cuoco, que aos 85 anos de idade, está completando 60 anos de carreira, e uma carreira das mais bem sucedidas, com mais de 50 participações em novelas e minisséries, muitas peças de teatro e nove filmes.

De origem humilde, entrou em contato com a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita e decidiu ser ator. Estreou no Teatro Brasileiro de Comédia e depois foi para a Companhia Teatro dos Sete, onde atuou sob a direção de Gianni Ratto e Fernando Torres.

Em 1964 ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no teatro pelo seu papel na peça “Boeing Boeing” e em 1965, na TV Record, fez a primeira novela: “Renúncia” de Wálter Negrão.

Se tornou um ídolo nacional ao viver o dr. Fernando, o protagonista da novela “Redenção”, na TV Excelsior, ate hoje a novela mais longa da tv brasileira, com 596 capítulos exibidos.

Ainda na Excelsior ele fez o papel central em “Sangue do Meu Sangue” em 1969 e, em seguida foi para a TV Globo onde participou de grandes sucessos como “Assim na Terra como no Céu”; “O Cafona”; “Selva de Pedra” ao lado de Regina Duarte; “O Semideus”; “Pecado Capital”; “Duas Vidas”; “Os Gigantes”; “O Astro”; “Sétimo Sentido”; “Eu Prometo”; “O Outro”; “O Salvador da Pátria”; “Lua Cheia de Amor”; “Deus nos Acuda”; “O Clone”; “As Filhas da Mãe” e “América”, entre muitas outras.

No cinema ele se destacou em “Anuska, Manequim e Mulher”; “Gêmeas”; “Traição”; “Cafundó” e “Os Xeretas”.

Francisco Cuoco continua na ativa e recentemente esteve nas novelas “Sol Nascente” como Gaetano; “Pega Pega” como seu Chico e “Segundo Sol” onde viveu Nestor Maranhão.

 

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação