MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Morre Araken Saldanha, ator e dublador, aos 92 anos



O ator e dublador brasileiro Araken Saldanha morreu no último dia 9 de julho, aos 92 anos de idade, vitimado por um enfisema pulmonar.
Araken começou a carreira como ator na TV Tupi, aos 26 anos, na década de 1950, fazendo teleteatros  no “TV de Vanguarda”, e participou de algumas novelas como “O Mestiço” e “A Cor da Sua Pele”em 1965 e “Os Irmãos Corsos” em 1966. Foi um dos principais atores do seriado “Falcão Negro”, estrelado pelo saudoso José Parisi, e em 1971 fez parte do elenco da novela “O Preço de um Homem”..
Ele também fez muita locução e novelas de rádio nos anos 1950 e 1960. No cinema participou de quatro filmes do cômico Mazzaropi e de três produções de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Mas o seu maior destaque talvez tenha acontecido em trabalhos de dublagem a partir dos anos 1990,  quando dublou o Mestre Ancião da saga “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Também foi a voz do Dr. Zoidberg de “Futurama”; de Hailah, o Imperador da Terra de “Shurato” e do Dragão de Seis Estrelas de “Dragon Ball GT”.
museudatv

museudatv

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação