MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão
Vida Alves apresentava

TV HISTÓRIA

Rede NGT

2006 / 2009

O TV HISTÓRIA estreou no domingo, dia 21 de maio de 2006, às 21h.
Foi uma parceria entre a Rede NGT e a Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira.

A cada edição o programa exibia depoimentos gravados pela Pró-TV para o acervo do Museu da Televisão. A abertura do programa era o prefixo da antiga TV Tupi e seu horário, domingo, 21h (dia da semana e horário em que se passava o programa “TV de Vanguarda” na TV Tupi – uma homenagem porque uma de suas principais atrizes foi a presidente da Pró-TV e apresentadora do TV HISTÓRIA, VIDA ALVES). A direção-geral e o roteiro do programa eram de ELMO FRANCFORT, que na estréia entrevistou VIDA ALVES sobre sua carreira, as perspectivas dela sobre a televisão brasileira e o sonho de criar o Museu da TV. Nas outras edições, já com depoimentos, Vida Alves entrevistou Lima Duarte e Fernanda Montenegro.

Foram realizados alguns especiais, com séries temáticas como “VOZES DO FUTEBOL”, com depoimentos de locutores esportivos como Walter Abraão e Silvio Luiz; “ALÔ DOÇURA”, com depoimentos intercalados de Eva Wilma e John Herbert e um especial de Natal sobre o início da teledramaturgia da TV brasileira, com um trecho do especial “Studium 4” (TV Tupi), em que Cleyde Yáconis interpreta a história de “Uma Vida Por Um Fio” (que no início da década de 50 foi o primeiro teleteatro apresentado no Brasil, na TV Tupi, seguido do depoimento da protagonista deste – Lia de Aguiar -, entrevistada por Vida Alves).

Um grande momento do programa foi em 18 de setembro de 2006, quando o TV História fez um grande especial, com a presença dos pioneiros da TV Paulista (que comemoraria 55 anos de existência naquele ano, bem no Dia Nacional da TV – 18 de setembro). Estavam presentes vários pioneiros da TV Paulista, como Jane Batista, Vera Nunes, o neto de JOSÉ CASTELLAR e HELOÍSA CASTELLAR, PAULO GOULART FILHO (representando o pai), WILMA BENTIVEGNA (que cantou na ocasião o “Hino ao Amor”), os diretores Luiz Guimarães, o diretor de TV Antonino Seabra e Luiz Francfort. Teve a presença ainda do pioneiro Geraldo Rodrigues, diretor do FORNO, FOGÃO & CIA., atração que na época era exibida na Rede NGT, e apresentação de VIDA ALVES.

A direção de TV do programa foi de ARTHUR ANKERKRONE e SANDRA MIRANDA.

 

12-05-2011

 


Pesquisar outros programas

Pesquisar
 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type
Guia de Programas