MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Patronos

Sonho que se sonha só, é sonho. Sonho que se sonha junto é realidade.

Essa frase, tantas vezes repetida por Vida Alves, continua a ser nosso lema. É agora uma nova história e estrutura com um propósito ainda maior.

O sonho virou realidade com a televisão e o rádio sempre juntos.

PATRONOS

TELEVISÃO | Vida Alves (1928-2017)

Pioneira do rádio e da televisão brasileira, desde seus primeiros dias. Muito além de ter dado o primeiro beijo na telenovela “Sua Vida Me Pertence” (TV Tupi, 1951), Vida Alves levantou desde 1995 a bandeira pela preservação da memória e a criação de uma entidade que se transformasse em Museu da TV. A antiga PRÓ-TV, que existiu até 2021, reuniu um vasto acervo, criado a partir daquela que nasceu como APITE – Associação dos Pioneiros da TV, apoiada no acervo dos profissionais que criaram a área de televisão, sendo que muitos vieram do rádio e também do cinema. Sua luta não foi em vão, sempre dizendo “Eu plantei a semente”, que agora continuará a germinar no MBRTV – Museu Brasileiro de Rádio e Televisão. Foi sempre determinada, uma das primeiras diretoras, autoras e produtoras de televisão do país. Vida também foi pioneira das transmissões coloridas, com o programa “Vida em Movimento” (TV Gazeta). Sua história se confunde com a própria trajetória do rádio, da televisão, com passagens também pelo cinema. Nossa cerne está na semente que plantou e que continuará a dar frutos. É ela nossa patronesse da área de Televisão.

Biografia

 

RÁDIO | Nicolau Tuma (1911-2006)

Foi um dos pioneiros do rádio brasileiro e paulista, sendo que é responsável por diversas criações radiofônicas e momentos históricos. É dele a criação do termo “radialista”, nome que se dá ao profissional que trabalha em rádio e televisão. Tuma dizia que o termo remete à “idealistas do rádio”. Foi dele também a criação da locução esportiva radiofônica, sendo um dos locutores da Revolução Constitucionalista de 1932, pela Rádio Record. Nicolau Tuma está no Guinness Book, o livro dos recordes, por falar o maior número de palavras em menor tempo, tendo como seu apelido “speaker metralhadora”. Sempre disse que o rádio jamais poderia ser esquecido, enaltecendo que o rádio era base da televisão e irmão também do cinema, por isso o Museu deveria contemplá-lo – acervo e dados que existiam tanto no acervo do antigo Museu da TV, como do Museu do Cinema. Nicolau Tuma é o patrono de nossa área de Rádio.

Biografia

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação