MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Sucesso compartilhado



A imagem xerocada de uma folha de relatório de audiência, de 1969, perdida numa pasta, não dá uma boa leitura. Mas é um retrato de um bom momento da nossa tv. Um momento onde havia equilíbrio entre as emissoras na preferência do público. Sinal que Tupi, Record, Excelsior e Globo competiam em igualdade de condições, produzindo atrações com um padrão semelhante.

Os dados de pesquisa do IBOPE sobre a audiência da tv na noite de segunda, dia 17 de novembro de 1969, mostrava a Record, ainda sob o comando da família Machado de Carvalho, na liderança, com o programa “Dia D…” comandado pela Cidinha Campos, hoje deputada no Rio de Janeiro.

Na sequência dois megas sucessos das novelas da Tupi “Beto RockFeller” e “Nino, o Italianinho”. E o jornal exibido entre elas, o “Ultra Noticias”. Na lista também entraram a série “Penélope”, uma atração diária de 15 minutos estrelada por Eva Wilma, a série ”Lancer”.

Na equilibrada disputa por um lugar no Top 20 do dia tinha espaço também para a Excelsior, com suas novelas “Sangue do Meu Sangue”, “A Menina do Veleiro Azul”, “Dez Vidas” e as séries “As Valentonas” e “A Garota da Uncle”.

Da Record ainda constam da lista a novela “Algemas de Ouro” e os “enlatados” , como se chamavam na época as atrações importadas, “Os Três Patetas”, “O Anjo do Espaço”, “A Feiticeira” e “Johnny Quest”.

A Globo, iniciando sua ascensão, tinha na lista a novela “Véu de Noiva”, o programa “Dercy de Verdade”, o “Jornal Nacional”, a série “Super Homem”.

Detalhes sobre alguns desses programas estão registrados nas páginas deste nosso site. E o que ainda não estiver, estará um dia.

M.A.Z. / 21-04-2015

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação