A televisão dos mineiros e gaúchos, no início

Em Minas Gerais a televisão chegou no dia 8 de novembro de 1955 com a inauguração da TV Itacolomi. A segunda emissora começou a funcionar 7 anos depois, em 1962, com a inauguração da TV Alterosa em 13 de março.

No Rio Grande do Sul a história é parecida. Em 1959, no dia 20 de dezembro, entrou no ar a TV Piratini. E 3 anos depois a segunda emissora começou a operar, com a inauguração da TV Gaúcha, em 29 de dezembro.

As duas tvs inaugurais integravam o grupo das Emissoras Associadas, e se alinhavam ao conteúdo da TV Tupi. Na época do “tudo ao vivo”, cada uma cuidava dos seus programas e as vezes “importavam” artistas e suas atrações, ou replicavam ideias, roteiros e formatos de São Paulo e Rio.

Numa edição de 1960 a “Revista do Rádio” divulgava a programação das duas capitais. Nesse ano ainda só havia uma tv em cada cidade, as pioneiras Itacolomi e Piratini.

E.T. O Museu da TV indica aos mineiros e gaúchos, fãs das histórias do rádio e tv, estas páginas:

#TVItacolomi #TVPiratini #RevistaDoRadio #MuseuDaTV

Em 26-03-2002

Marcos Zago

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest