De tempos em tempos a ciência surge com uma novidade que revoluciona o mundo da tv. Estamos agora conhecendo a tecnologia 4K que oferece a segunda melhor resolução de imagem para entretenimento doméstico. Depois dela surgiu a tecnologia 8K, considerada superior, mas ela só é aplicável em grandes ambientes.
A tecnologia 4K, ou Ultra HD, tem uma qualidade 4 vezes maior que o conhecido Full HD. Um televisor 4K possui 3840 x 2160 pixels, garantindo a visualização de detalhes que antes passariam despercebidos pelo consumidor. Como aquela pintinha da atriz, aquela ruguinha no canto do olho do galã, uma sujeirinha na louça fina daquela cena.
É a quantidade de pixels, os pontinhos que formam a imagem, que determinam a qualidade. Quanto mais pixels são usados para formar uma imagem, melhor ela fica. E para transmitir imagens em muitos pixels a tecnologia precisa ser 4k.
Uma das principais vantagens em usar uma televisão com essa tecnologia é ter uma qualidade de imagem igual, tanto perto quanto longe da tela. Também é superior o contraste e a fidelidade de cores.
Já existem aparelhos a venda, mas ainda não há opções de programação na nova tecnologia em quantidade que sustente uma adesão natural a novidade.
As ofertas são pontuais, por enquanto. A Netflix, empresa de streaming, ofereceu a série “House of Cards” em 4k. O Youtube oferece vídeos nesse formato há algum tempo. Aqui no Brasil a Rede Globo, gravou a novela “O Rebu” em 4k.Também usou a novidade em cenas de “A Grande Família”, “Tapas e Beijos” e “Joia Rara”. Foram exercícios da emissora, já se preparando para entregar essa qualidade em casa, quando o mercado consumidor já estiver preparado para essa nova era: uma tv melhor, porém mais cara.
M.A.Z. 17-03-2017