MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão
O Rebu

Todos os detalhes



De tempos em tempos a ciência surge com uma novidade que revoluciona o mundo da tv. Estamos agora conhecendo a tecnologia 4K que oferece a segunda melhor resolução de imagem para entretenimento doméstico. Depois dela surgiu a tecnologia 8K, considerada superior, mas ela só é aplicável em grandes ambientes.

A tecnologia 4K, ou Ultra HD, tem uma qualidade 4 vezes maior que o conhecido Full HD. Um televisor 4K possui 3840 x 2160 pixels, garantindo a visualização de detalhes que antes passariam despercebidos pelo consumidor. Como aquela pintinha da atriz, aquela ruguinha no canto do olho do galã, uma sujeirinha na louça fina daquela cena.

É a quantidade de pixels, os pontinhos que formam a imagem, que determinam a qualidade. Quanto mais pixels são usados para formar uma imagem, melhor ela fica. E para transmitir imagens em muitos pixels a tecnologia precisa ser 4k.

Uma das principais vantagens em usar uma televisão com essa tecnologia é ter uma qualidade de imagem igual, tanto perto quanto longe da tela. Também é superior o contraste e a fidelidade de cores.

Já existem aparelhos a venda, mas ainda não há opções de programação na nova tecnologia em quantidade que sustente uma adesão natural a novidade.

As ofertas são pontuais, por enquanto. A Netflix, empresa de streaming, ofereceu a série “House of Cards” em 4k. O Youtube oferece vídeos nesse formato há algum tempo. Aqui no Brasil a Rede Globo, gravou a novela “O Rebu” em 4k.Também usou a novidade em cenas de “A Grande Família”, “Tapas e Beijos” e “Joia Rara”. Foram exercícios da emissora, já se preparando para entregar essa qualidade em casa, quando o mercado consumidor já estiver preparado para essa nova era: uma tv melhor, porém mais cara.

M.A.Z. 17-03-2017

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação